Medicina Estética

Diversos procedimentos são realizados no sentido de melhorar o aspecto da face ou do corpo dos pacientes.

Implantes

Os sulcos e rugas profundas que vão surgindo como sinais decorrentes da passagem do tempo podem ser tratados mediante o implante, sob a pele, de substâncias absorvíveis ou definitivas. Cada caso é analisado e, junto com o paciente, será feita a escolha do produto a ser injetado. Utiliza-se apenas pomada anestésica e o paciente pode retornar imediatamente ao trabalho.

Toxina botulínica

A toxina botulínica em baixíssimas doses vem sendo usada há alguns anos no tratamento das rugas da face. Ao ser injetada no músculo ela determina uma paralisação do mesmo. Sem contração excessiva, o músculo acaba relaxando a pele e evitando ou atenuando o aparecimento das rugas. A injeção é aplicada na testa e na parte lateral dos olhos. Pode ser aplicada também no pescoço diminuindo as bandas de platisma. A ação paralisante sobre o músculo dura aproximadamente 3 meses. Este tempo varia de paciente para paciente podendo ser mais longo. Não existem efeitos colaterais. Eventualmente podem aparecer equimoses. Não há necessidade de repouso e o paciente pode retomar suas atividades imediatamente.

Peeling

A cirurgia de rejuvenescimento da face deve ser complementada com alguns procedimentos. O mais utilizado por nós é o “peeling” com ácido glicólico. O “peeling” é um método que permite uma descamação da camada mais superficial da pele, amenizando rugas mais finas e eliminando manchas. A aplicação do “peeling” é repetida a cada 7 dias, durante 6 vezes. Após este período o paciente é orientado a utilizar em casa, todas as noites, creme contendo também ácido glicólico que vai complementar o tratamento. Os resultados do “peeling” são variáveis, dependendo da espessura da pele e profundidade das rugas. O resultado aparece depois de alguns meses de tratamento.