Fellowship Guide

Caro colega,
Gostaríamos de recebê-lo na clínica do Dr. Fausto Viterbo. É um prazer recebê-lo e ajudá-lo no que pudermos. Esperamos que você obtenha grandes vantagens para você, bem como aproveite o seu tempo. Seja como for, onde e como você precisar de algo, ficaremos muito felizes em ajudá-lo e orientá-lo. Para tanto, apresentamos a você um breve guia para você durante sua estada em Botucatu. Mais uma vez, desejamos ter uma estadia agradável conosco.
Este guia inclui estes itens:
I – Residência
II – Período de permanência
III – Cirurgia
IV – Laboratório
V – Projetos
VI – Universidade
VII – Transporte
VIII – Alimentação
IX – Entretenimento
X – Tempo
XI – Férias
XII – Amigos
XIII – Legalidade

I – Residência
Sua residência será na clínica do Dr. Fausto. Existem dois quartos; cada um está preparado para dois companheiros. A sala tem ar condicionado, TV, acesso à Internet e casa de banho comum. Você terá acesso à lavanderia e cozinha. Cada bolsista terá suas próprias chaves do quarto, cozinha e portão da clínica. Após o término do dia, a clínica será fechada e o alarme ligado, portanto, não abra a janela da cozinha, caso contrário o alarme disparará. Exceção quando há paciente internado e enfermeiro noturno.
O endereço da clínica é:
Clinica de Cirurgia Plástica
Rua Dr. Domingos Minicucci Filho, 587
CEP 18.607-030
Vila Sonia
Botucatu / São Paulo
Tel. 55 14 3882-5414
Fax 55 14 3815-5497

II – Período de permanência
O período mínimo de permanência é de 6 meses e o máximo de um ano. Para se estender por mais de um ano, depende do seu desempenho e realizações.

III – Cirurgias
Você deve estar pronto e se preparar para um curso condensado, incluindo muitos tópicos em cirurgia plástica e reconstrutiva; particularmente em cirurgia estética, paralisia facial e cirurgia reconstrutiva. As cirurgias são realizadas seja na clínica ou na universidade.
1 – Cirurgia da mama:
A) Mamoplastia de aumento: conforme cada caso são escolhidos os planos, seja subglandular ou supectoral. Normalmente é utilizado implante de poliuretano, através de incisão inframamária.
B) Redução mamária: geralmente é utilizado retalho parenquimal de pedículo inferior sob um retalho de músculo peitoral, com fechamento em T invertido. Essa técnica foi criada pelo cirurgião brasileiro, Dr. Milton Daniel.
C) Mastopexia: com ou sem aumento
D) Correção de mamilos invertidos
E) Injeção de gordura na mama
F) Ginecomastia
2 – Toro:
A) Lipoaspiração
B) Abdominoplastia
C) Lipectomia de cinto
D) Aumento de nádegas com injeção de gordura
3 – Rejuvenescimento facial:
A) Elevação da sobrancelha
B) Elevação da testa
C) Levantamento de rosto médio: técnicas de Tounard e Labbe
D) Bleferoplastia
E) injeção de gordura
F) Miectomias (orbicularis occuli e corregator) para correção de rugas
G) Dermoabrasão
H) Elevação do pescoço
I) Subcisão de bandas platismais
4 – Rinoplastia: Rinoplastia aberta ou fechada, às vezes acompanhada de mentopexia
5 – Otoplastia: Musterde
6 – Cirurgia para paralisia facial: é um assunto único aqui que você deve enfatizar para alcançar e ganhar o máximo de experiência durante sua estadia. A etiologia da paralisia facial é muito ampla, então, você verá casos com paralisia facial não resolvida e outros casos com paralisia facial bilateral (Síndrome de Mobius).
A) Transferência do músculo temporal: em um fachion ortodrômico, o tendão temoral é destacado do processo coronoide e alongado com uma faixa de facia lata (17 × 3 cm), suturada aos lábios superior e inferior.
B) Procedimentos auxiliares: Excisão da tira tarsal para correção do ectrópio da pálpebra inferior. Levator palpeberea superioris alongando para corrigir o Lagoftalmo. Miectomia do depressor contralateral do ângulo da boca e zigomático maior. Neurotomia em bloco para desnervar o músculo frontal.
C) Se o paciente tiver menos de 2 anos, será feito enxerto de nervo cruzado término-lateral.
7 – Transferência de tecido livre: TRAM, antebraço radial, músculo Latissmus Dorsi e enxerto de osso fibular vascularizado livre.
8 – Lesões do plexo braquial

IV – Laboratório
Aqui você terá a oportunidade de fazer o laboratório na universidade (UNESP). É um laboratório bem equipado com todos os instrumentos, máquinas e dispositivos. No laboratório você conhecerá e trabalhará com técnicos treinados, que são muito amigáveis. Você poderá ir dois dias por semana e sempre que o Dr. Fausto estiver viajando. O treinamento microcirúrgico é uma meta importante a ser alcançada durante a sua estadia.

V – Projetos
Durante a sua estadia o Dr. Fausto irá integrá-lo em muitos projetos, seja no laboratório ou na clínica. Isso lhe dará a chance de publicar em periódicos internacionais. Os projetos estão voltados principalmente para cirurgias de nervos periféricos, neurorrafia término-lateral, estudos de paralisia facial e transferência de gordura.

VI – Universidade (UNESP)
O Dr. Fausto fazia cirurgias semanais às segundas-feiras, claro que será convidado a observar. Na terça-feira, é realizado um seminário matinal com os professores e residentes de cirurgia plástica, enquanto à tarde o Dr. Fausto verifica os pacientes no ambulatório.

VII – Transportes:
1 – Dentro de Botucatu:
A) Ônibus para a UNESP: 7h45, 8:15, 9:15 e 10:15 da manhã
B) Ônibus da UNESP: seu destino é Praça Brasil- Japão, qualquer ônibus indo para o centro você pode pegar, por exemplo, 211, 214 e 216
C) Alguns amigos podem te dar uma carona
D) Você pode comprar uma bicicleta usada, que custará 100 USD. A distância de sua residência até a UNESP é de cerca de 5 km.
E) Carona
F) Táxi (tel. 3815-5757)
2 – De e para Botucatu: Bem conectado com a maioria das cidades

VIII – Alimentação
1- Restaurantes: Garden grill, Mão na Roda, Japanese, Subway, Habib’s e McDonalds. Os três primeiros abrem das 11h00 às 15h00 para o almoço e reabrem ao jantar a partir das 19h00 (os restaurantes de fast food abrem todo o dia até às 22h00).
2- Supermercados: Jaú e Pão de Açucar
3- Você pode comprar suas coisas e cozinhar na cozinha, mas tome cuidado para mantê-la sempre limpa.
4- Para o café da manhã, a empregada da clínica prepara café, pão, queijo e manteiga para todos. Se você quiser algo mais, pode comprá-lo sozinho.

IX – Entretenimento:
Recomendamos que você não perca seu tempo aqui o máximo que puder. Muitas cachoeiras (Catarata) que você pode visitar. Viajar para cidades próximas no rio, por exemplo Avaré. Muitos outros lugares que você pode verificar online.

X – Tempo:
1- Verão: Chove muito e a temperatura está alta.
2- Inverno: frio, chovendo com pouca frequência
3- Outono e primavera: clima perfeito

XI – Férias ………………….

XII – Amigos:
Os alunos que trabalham com o Dr. Fausto, irão ajudá-lo e auxiliá-lo
1- Eduardo Fonseca: tel. (14) 98137-8161, fonseca.eduardo10@gmail.com
2- Marcos Storion: tel. (14) 99798-6202 ou (14) 98155-1519, marcosstorion@hotmail.com

XIII – Legalidade:
Isso depende do tipo de seu visto. Se você tem um visto de estudante (Temp IV), a embaixada do Brasil em seu país lhe entregará um documento que você deverá entregar à Polícia Federal em até 30 dias após sua chegada ao Brasil. O objetivo é receber um RG para estrangeiros. Se você deseja prorrogar este visto, deve começar a preparar os documentos necessários para apresentar à Polícia Federal pelo menos 30 dias antes do vencimento do visto; caso contrário, você pode pagar como penalidade por esse atraso. A Polícia Federal mais próxima fica em Bauru (90 Km de Botucatu) no site da Polícia Federal http://www.dpf.gov.br/ e no site do Ministério da Justiça http://portal.mj.gov.br.