De Segunda à Sexta – Das 08h às 18h
A anosmia é a perda do olfato, ou seja, perda da capacidade de sentir o cheiro. Ela pode ser um problema por si só ou um sintoma de outra complicação na saúde, podendo durar pouco tempo ou ser permanente, e também pode ser parcial ou completa, embora esta última seja mais rara.
A anosmia acomete 19% da população em geral e pode ser causada pela irritação temporária ou permanente e pela destruição das membranas mucosas que revestem o interior do nariz. Pode ocorrer devido a sinusite aguda, resfriado comum, gripe e rinite alérgica ou não alérgica. Também pode ser causada por algum material físico bloqueando o fluxo de ar através do nariz como deformidades ósseas, pólipos nasais e tumores.
Existem alguns fatores que podem contribuir com o surgimento do problema, como a idade avançada, aneurisma ou tumor cerebral, exposições químicas a determinados inseticidas ou solventes, diabetes, radiação, rinoplastia ou lesão traumática cerebral. O hábito de fumar para adultos com mais de 60 anos, e a idade avançada, aumentam as chances de desenvolver a anosmia.
O diagnóstico é dado através de exames de sensibilidade a odores, ressonância do cérebro, raio-x do crânio, endoscopia nasal e de sangue para poder avaliar as possíveis causas do problema.
Tratamento da Anosmia
O tratamento da anosmia depende de sua causa. Se o problema ocorrer por um resfriado, gripe, alergia ou sinusite, ele normalmente se cura por conta própria em poucos dias. Porém, em casos mais graves, é recomendado que se faça uma intervenção cirúrgica.
O tratamento oferecido em nossa clínica consiste na neurotização da mucosa nasal. Enxertos de nervos surais, retirados das pernas, são colocados por dentro do nariz, abaixo da mucosa nasal, e conectados na lateral do nervo supraorbitário. Depois de alguns anos, devido à neuroplasticidade cerebral, ocorre o reconhecimento da nova conexão e o olfato vai sendo gradativamente recuperado. A cirurgia é realizada com anestesia geral e dura aproximadamente 3 horas.
Mais detalhes no artigo publicado na revista European Journal of Plastic Surgery, em dezembro de 2018.
Viterbo, F.; Gad, Ahmed M.; Brock, Ryane S. Neurotization of nasal mucosa by end-to-side nerve graft: preliminary report of smell restoration. European Journal of Plastic Surgery (41):719-720, junho 2018. 10.1007/s00238-018-1426-z.
Fausto Viterbo, M.D., M.S., PhD, brasileiro, nascido em Vacaria – RS, é Professor Adjunto da Disciplina de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina de Botucatu / UNESP. É diretor da Clínica de Cirurgia Plástica “Dr. Fausto Viterbo” desde 1982.
Avenida Albert Einstein 627 - Morumbi - São Paulo SP
CEP: 05652-000
R. Dr. Domingos Minicuci Filho, 587 - Bairro São Judas Tadeu
CEP: 18607-030