Lipoenxertia (Enxerto de gordura na face)

Lipoenxertia (Enxerto de Gordura na face)

O envelhecimento facial causa aumento da flacidez da pele e também alteração na quantidade de gordura na face. Alguns pacientes apresentam absorção de gordura, outros, mais raramente, aumento por deposição de gordura em algumas regiões.

As pálpebras inferiores, depois de algum tempo, sofrem a ação da flacidez da pele e músculos orbiculares, tornando-as esvaziadas. O simples enxerto de gordura pode melhorar e rejuvenescer esta área, diminuindo a transição pálpebro-malar. Atualmente, praticamente todos os pacientes submetidos à blefaroplastias (plástica das pálpebras) inferiores recebem enxerto de gordura nesta região.

O sulco nasogeniano, ou seja, esse sulco que sai do lado do nariz e contorna a boca, com o tempo vai se aprofundando. Numa fase inicial pode ser tratado com bons resultados apenas com enxerto de gordura.

A região temporal, nas têmporas, como o próprio nome indica, pode estar “afundada” e isto causa aspecto envelhecido. Também é tratada com enxerto de gordura.

As sobrancelhas, com o envelhecimento, vão ficando esvaziadas e perdendo pelos. O enxerto de gordura nesta região permite aumento de volume a até pequena elevação, o que rejuvenesce, e também, em muitos casos, pode levar ao aumento no número de pelos.

As regiões malares, com a idade, vão perdendo sua projeção e o enxerto de gordura traz um benefício estético muito importante.

A região mandibular com envelhecimento vai perdendo sua definição e os pacientes às vezes não apresentam o ângulo da mandíbula muito nítido. O enxerto de gordura faz muita diferença no tratamento.

O volume dos lábios com o envelhecimento vai diminuindo e novamente o enxerto de gordura aqui traz melhora significativa.

As rugas periorais, conhecidas como “código de barras”, também melhoram com a injeção de gordura fracionada, chamada de “nano fat”, em pequenas quantidades e colocadas superficialmente.

Alguns pacientes apresentam a pálpebra superior escura e afundada, o que traz um aspecto envelhecido. O enxerto de gordura colocado no teto da órbita corrige muito bem este aspecto.