Rugas

Cirurgia para as rugas tipo “pés de galinha”

As rugas tipo “pés de galinha” são, talvez, os primeiros sinais do envelhecimento.

O tratamento inicial é realizado com a toxina botulínica, que é injetada sob a pele, no músculo orbicular dos olhos, na região onde estão as rugas. O resultado é positivo com o desaparecimento ou diminuição importante dessas rugas e dura aproximadamente três a quatro meses.

Alguns pacientes, depois de realizarem a injeção da toxina botulínica algumas vezes, gostariam de procedimento cirúrgico que permitisse resultado mais duradouro ou até definitivo. Para estes pacientes desenvolvemos uma técnica cirúrgica chamada “miectomia do músculo orbicular dos olhos”.

Através de abordagem pela incisão realizada na cirurgia plástica da pálpebra, descola-se a pele e aborda-se o músculo orbicular dos olhos. Este é removido na sua porção lateral, o que permite o desaparecimento definitivo dessas rugas. A preservação da porção central desse músculo mantém a função palpebral de abrir e fechar, protegendo e lubrificando os olhos. Essa miectomia pode ser realizada também pela incisão do lifting facial.

Esta cirurgia pode ser realizada sob anestesia local e sedação ou anestesia geral.

Viterbo, F.  “New Treatment for Crow’s Feet Wrinkles by Vertical Myectomy of the Lateral Orbicularis Oculi”.  Plast. Reconst. Surg., 112(1): 275-279, 2003.

Viterbo, F.; Lutz, B. S. “Extended “C” Myectomy of the Lateral Orbicularis oculi Muscle – A safe and successful Method for treatment of “Crow´s feet””.  Aesthetic Surgery Journal.  26: 131-135, março/abril 2006.

Viterbo, F.;  Joethy, J; 2, Brock, RS. Aesthetic and Non-aesthetic Indications for Orbicularis Oculi Myectomy. Aesthetic Plast Surg. 2016 Aug;40(4):466-74. doi: 10.1007/s00266-016-0638-5. Epub 2016 May 13.

Rugas frontais e glabelares

As rugas frontais, ou seja, da testa, e as rugas glabelares, que ficam entre as sobrancelhas, podem ser tratadas com toxina botulínica. O resultado é efetivo, mas dura de três a quatro meses.

Os pacientes que querem um resultado definitivo podem ser submetidos a ablação. Essa técnica, desenvolvida por nós, é realizada mediante a introdução de agulha especial na região lateral da testa e, com auxílio de instrumento de coagulação, os ramos nervosos temporais são coagulados determinando assim a paralisia completa do músculo frontal.

O músculo não se contrai e as rugas desaparecem. Da mesma forma, as rugas glabelares são tratadas com o mesmo procedimento de ablação. A agulha entra na parte medial das sobrancelhas e é introduzida na lateral do nariz, e aí são coagulados os ramos nervosos do nervo zigomático-nasal que inervam o músculo corrugador e prócerus, que ao se contraírem determinam as rugas entre as sobrancelhas e as rugas nasais.