De Segunda à Sexta – Das 08h às 18h

Fellow

O que os companheiros esperam ao chegar ao nosso hospital?

Além de uma equipe extremamente amigável, prestativa e cooperativa, os bolsistas devem se preparar para um curso condensado completo, incluindo diferentes subespecialidades de cirurgia plástica e reconstrutiva, com ênfase especial em cirurgia estética, reconstrução mamária, cirurgia microneural, principalmente paralisia facial e paralisia do plexo braquial.

Os bolsistas terão permissão para trabalhar em duas instalações; a Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Fausto Viterbo, e o Hospital da Faculdade de Medicina, considerado uma das melhores Faculdades de Medicina do estado de São Paulo.

Eles também podem se engajar em uma série de pesquisas em andamento, realizadas no Laboratório Experimental da Universidade, com uma equipe totalmente cooperativa.

Os bolsistas podem se cadastrar gratuitamente no Hospital da Universidade, para obter qualquer tipo de consulta médica, investigação ou tratamento de que necessitem durante sua estada.

Alojamento

Em nossa clínica, temos duas salas, cada uma preparada para receber dois bolsistas. Cada quarto tem acesso à Internet 24 horas e televisão por cabo. O acesso a toalhas e lençóis é gratuito. Existe uma casa de banho comum. O acesso gratuito à cozinha e à lavanderia está disponível 24 horas por dia. Cada bolsista receberá uma chave de seu quarto, cozinha, lavanderia e porto.

Em nossas instalações, recebemos bolsistas há muitos anos. Começamos por fellows do Brasil, depois da América Latina, e agora temos fellows dos mais diferentes países.

Nossos companheiros e seus comentários

Fellowship Guide

Caro colega,
Iremos recebe-lo na clínica do Dr. Fausto Viterbo com todo prazer. Esperamos que você obtenha um bom aproveitamento conosco. Mas seja como for, ficaremos felizes em ajudá-lo. Em sua estadia em Botucatu-SP, iremos apresentar um breve guia da cidade. Desejamos desde já uma ótima estadia.

Sua residência será na clínica do Dr Fausto Viterbo. Existem dois quartos e cada um estará preparado para dois companheiros. Na sala terá ar condicionado, televisão, acesso á internet e casa de banho comum. A lavanderia e a cozinha serão de área comum, Cada bolsista terá suas próprias chaves, sendo do quarta, cozinha e portão da clínica. Após o término do dia, a clínica será fechada e o alarme ligado, portanto não abra a janela da cozinham caso contrário o alarme disparará. Contudo terá exceção quando houver pacientes internados e enfermeiros no local.
O endereço da clínica é:
Clinica de Cirurgia Plástica
Rua Dr. Domingos Minicucci Filho, 587
CEP 18.607-030
Vila Sonia
Botucatu / São Paulo
Tel. 55 14 3882-5414
Fax 55 14 3815-5497

O período mínimo de permanência é de 6 meses e o máximo de um ano. Para se estender por mais de um ano, dependerá do seu desempenho e realizações.

Você deve ser preparar para um curso denso. Terá muitos tópicos sobre cirurgia plástica e reconstrutiva, particularmente em cirurgia estética, paralisia facial e reconstrutiva. As cirurgias poderão ser realizados na clínica ou na universidade.

1 – Cirurgia da mama:
A) Mamoplastia de aumento: conforme cada caso são escolhidos os planos, seja subglandular ou supectoral. Normalmente é utilizado implante de poliuretano, através de incisão inframamária.
B) Redução mamária: geralmente é utilizado retalho parenquimal de pedículo inferior sob um retalho de músculo peitoral, com fechamento em T invertido. Essa técnica foi criada pelo cirurgião brasileiro, Dr. Milton Daniel.
C) Mastopexia: com ou sem aumento
D) Correção de mamilos invertidos
E) Injeção de gordura na mama
F) Ginecomastia

2 – Toro:
A) Lipoaspiração
B) Abdominoplastia
C) Lipectomia de cinto
D) Aumento de nádegas com injeção de gordura

3 – Rejuvenescimento facial:
A) Elevação da sobrancelha
B) Elevação da testa
C) Levantamento de rosto médio: técnicas de Tounard e Labbe
D) Blefaroplastia
E) injeção de gordura
F) Miectomias (orbicularis occuli e corregator) para correção de rugas
G) Dermoabrasão
H) Elevação do pescoço
I) Subcisão de bandas platismais

4 – Rinoplastia:
Rinoplastia aberta ou fechada, às vezes acompanhada de mentopexia

5 – Otoplastia:
Musterde

6 – Cirurgia para paralisia facial:
é um assunto único aqui que você deve enfatizar para alcançar e ganhar o máximo de experiência durante sua estadia. A etiologia da paralisia facial é muito ampla, então, você verá casos com paralisia facial não resolvida e outros casos com paralisia facial bilateral (Síndrome de Mobius).
A) Transferência do músculo temporal: em um fachion ortodrômico, o tendão temoral é destacado do processo coronoide e alongado com uma faixa de facia lata (17 × 3 cm), suturada aos lábios superior e inferior.
B) Procedimentos auxiliares: Excisão da tira tarsal para correção do ectrópio da pálpebra inferior. Levator palpeberea superioris alongando para corrigir o Lagoftalmo. Miectomia do depressor contralateral do ângulo da boca e zigomático maior. Neurotomia em bloco para desnervar o músculo frontal.
C) Se o paciente tiver menos de 2 anos, será feito enxerto de nervo cruzado término-lateral.

7 – Transferência de tecido livre:
TRAM, antebraço radial, músculo Latissmus Dorsi e enxerto de osso fibular vascularizado livre.

8 – Lesões do plexo braquial

Aqui você terá a oportunidade de fazer o laboratório na universidade (UNESP). É um laboratório bem equipado com todos os instrumentos, máquinas e dispositivos. No laboratório você conhecerá e trabalhará com técnicos treinados, que são muito amigáveis. Você poderá ir dois dias por semana e sempre que o Dr. Fausto estiver viajando. O treinamento microcirúrgico é uma meta importante a ser alcançada durante a sua estadia.

Durante a sua estadia o Dr. Fausto irá integrá-lo em muitos projetos, seja no laboratório ou na clínica. Isso lhe dará a chance de publicar em periódicos internacionais. Os projetos estão voltados principalmente para cirurgias de nervos periféricos, neurorrafia término-lateral, estudos de paralisia facial e transferência de gordura.

O Dr. Fausto faz cirurgias semanais às segundas-feiras, claro que será convidado a observar. Nas terças feiras serão realizados seminário matinal com os professores e residentes de cirurgia plástica, enquanto à tarde o Dr. Fausto verifica os pacientes no ambulatório.

1 – Dentro de Botucatu:
A) Ônibus para a UNESP: 7h45, 8:15, 9:15 e 10:15 da manhã
B) Ônibus da UNESP: seu destino é Praça Brasil- Japão, qualquer ônibus indo para o centro você pode pegar, por exemplo, 211, 214 e 216
C) Alguns amigos podem te dar uma carona
D) Você pode comprar uma bicicleta usada, que custará 100 USD. A distância de sua residência até a UNESP é de cerca de 5 km.
E) Carona
F) Táxi (tel. 3815-5757)

2 – De e para Botucatu: Bem conectado com a maioria das cidades

1- Restaurantes: Garden grill, Mão na Roda, Japanese, Subway, Habib’s e McDonalds. Os três primeiros abrem das 11h00 às 15h00 para o almoço e reabrem ao jantar a partir das 19h00 (os restaurantes de fast food abrem todo o dia até às 22h00).

2- Supermercados: Jaú e Pão de Açucar

3- Você pode comprar suas coisas e cozinhar na cozinha, mas tome cuidado para mantê-la sempre limpa.

4- Para o café da manhã a colaboradora da clínica preparará o café, pão, queijo e manteiga para todos.

Recomendamos que visite o centro da cidade com uma catedral exuberante, além das varias cachoeiras espalhadas pela cidade, você irá se encantar.

1- Verão: Chove muito e a temperatura fica alta. 2- Inverno: frio e chove com pouca frequência. 3- Outono: Clima refrescante. 4- Primavera: Chuva com pouca frequência e temperatura agradável.

………………….

Os alunos que trabalham com o Dr. Fausto, irão ajudá-lo e auxiliá-lo
1- Eduardo Fonseca: tel. (14) 98137-8161, fonseca.eduardo10@gmail.com
2- Marcos Storion: tel. (14) 99798-6202 ou (14) 98155-1519, marcosstorion@hotmail.com

Isso depende do tipo de seu visto. Se você tem um visto de estudante (Temp IV), a embaixada do Brasil em seu país lhe entregará um documento que você deverá entregar à Polícia Federal em até 30 dias após sua chegada ao Brasil. O objetivo é receber um RG para estrangeiros. Se você deseja prorrogar este visto, deve começar a preparar os documentos necessários para apresentar à Polícia Federal pelo menos 30 dias antes do vencimento do visto; caso contrário, você pode pagar como penalidade por esse atraso. A Polícia Federal mais próxima fica em Bauru (90 Km de Botucatu) no site da Polícia Federal e no site do Ministério da Justiça

pt_BR